Não foi uma vez, nem duas. É muito comum famílias com crianças pequenas fazerem essa pergunta no consultório.
Vamos conversar um pouco sobre isso, considerando bebês e crianças que acordam sem um motivo aparente (sem estarem com dor, fome, frio, etc).
O primeiro passo para entender isso é saber que o sono é formado por ciclos, em todas as fases da vida. Cada ciclo dura cerca de 1:30h. Ao longo desse período, nosso cérebro altera diversas vezes sua frequência de ondas, ou seja, o padrão de funcionamento. Na prática, essas mudanças fazem com que a gente tenha períodos de sono mais leve ou mais profundo, com ou sem sonhos. Isso é normal e acontece com todo mundo, todas as noites.
Nós, adultos, e mesmo crianças mais velhas, conseguimos “emendar” um ciclo de sono ao seguinte de maneira automática. Seja ficando com o sono mais levinho entre um ciclo e outro, ou com aquele despertar bem breve, em que já adormecemos outra vez logo em seguida. A gente nem se dá conta, né?
Mas o bebê e a criança pequena, nem sempre! O que fazer, então?
Se inspira na dica:
Podemos dizer que é necessário “aprender a dormir”, e a família pode ajudar o pequeno nesse processo, acalmando e confortando a criança quando ela acorda, atendendo suas necessidades, deixando-a confortável, e principalmente, mostrando que estamos lá e que tudo está bem. A mensagem que o cérebro da criança recebe: é seguro dormir.
Pingback: Higiene do sono: o que fazer para dormir melhor?