21 de junho de 2012. A noite mais longa do inverno. Eu passava por uma fase turbulenta e complicada, e resolvi fazer o que sempre faço quando preciso me organizar por dentro e por fora: escrever. E assim nascia A Rosa dos Ventos. Quando percebi, a coisa decolava! Comecei a escrever textos, tivemos uma coluna de respostas aos leitores, atividades práticas, perguntas para refletir, disponibilizamos e-books gratuitos e artigos acadêmicos. Conheci tanta gente especial nesse caminho, vivemos tantas coisas… A vida foi mudando e seguindo seu curso. Veio o doutorado, o pós-doutorado, livros, eventos… e crescemos!
Assim nasceu a Inspirati, numa tarde alegre de fevereiro. Estamos crescendo. E crescer significa mudar. Ou melhor, se desenvolver. Ousar chegar a lugares além de onde nosso olhar alcança. É confiar dar um passo em direção a um futuro que, por enquanto, só existe no sonho. É desafio. É entrega. E é também parceria. Crescer e mudar é sobre se transformar, porém mantendo a essência.
Meu maior sonho neste caminho, nesta nova etapa, é que as pessoas tenham conteúdos e recursos para cuidar da saúde mental de um jeito simples, prático, acessível e (por que não?) gostoso. Sempre digo para meus pacientes que assim como temos o hábito de cuidar da saúde física no dia a dia, também deveria acontecer o mesmo com a saúde mental. Com a pandemia, esse projeto ficou ainda mais vivo para mim, mais do que nunca vi a saúde mental como algo muito importante para a qualidade de vida, a população deveria ser ensinada a prevenir problemas de saúde mental, reconhecer riscos e sintomas e a buscar ajuda cedo. Acredito que isso poderia mudar a história de muitas pessoas – de muitas famílias.
Nossa missão é inspirar pessoas a vivenciar a melhor versão de si mesmas, cuidando do que não está bem e iluminando possíveis caminhos para uma vida com sentido. Por isso, pode ficar à vontade. Estamos entre amigos e este é um lugar seguro para ser você mesmo, descobrir mais sobre si mesmo, aprender e planejar um futuro que faça sentido para você. Estamos em casa, e esta casa é de todos nós.