Lazer e saúde mental

A saúde mental melhora quando o cérebro se diverte. Quando fazemos algo que gostamos, sem pressão, sem cobranças, sem ter que ficar assim ou assado… só diversão, sabe?

O lazer é um dos principais pilares da saúde mental. Infelizmente não somos ensinados desde pequenos que o lazer é tão importante quanto o dever, e quem paga a conta é a nossa saúde. Crescemos ouvindo que só podemos brincar ou fazer o que temos vontade depois da escola, da lição de casa, das tarefas, ufa! Produtividade é maravilhosa, mas não quando o preço é a nossa saúde. Pode existir equilíbrio, e aí entra o lazer.

Isso é tão sério que o lazer diminui o risco de demências (como o Alzheimer), reduz o estresse e suas consequências (incluindo aí transtornos mentais, distúrbios do sono e até problemas cardiovasculares) e de quebra ainda aumenta a substância branca do cérebro, responsável por conexões entre o córtex e regiões cerebrais mais profundas, agilizando a troca de informações entre essas áreas. Também fortalece a reserva cognitiva, a capacidade do cérebro de manter e sustentar funções (como a linguagem, atenção, memória, raciocínio, coordenação dos movimentos…), frente a lesões, distúrbios ou mudanças naturais do envelhecimento.

Mas para sentir esses benefícios é preciso que o lazer seja constante, como um estilo de vida, e não como algo só pra de vez em nunca. Ter lazer constante é ter no dia a dia atividades prazerosas e significativas como parte da rotina.

Se inspira na dica:

Programe sua rotina para ter na rotina pequenas pausas. Vale 15 minutos conversando com um amigo, 10 minutinhos de uma leitura mais leve, uma pequena caminhada na hora do almoço, tempo de qualidade com a família ao chegar em casa… Inclusive, ter momentos de lazer pode melhorar nossa produtividade, aprendizagem, atenção e outras funções.

1 comentário em “Lazer e saúde mental”

  1. Pingback: Movimento Pausa Inspiradora

Deixe uma respostaCancelar resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

%%footer%%