As funções do cérebro vão muito além de pensar, recordar ou raciocinar. O cérebro também é responsável pelas nossas emoções, movimentos, comportamentos, atitudes e mesmo pelo funcionamento dos outros órgãos.
Os nervos
Os nervos, formados por feixes de axônios (parte dos neurônios) são peças fundamentais: são eles que conectam o sistema nervoso central (encéfalo e medula) às demais partes do corpo, permitindo que se comuniquem.
É graças a eles que nosso cérebro consegue perceber como está cada parte do corpo, e mesmo receber estímulos do ambiente (frio, calor, sons…). Também é graças aos nervos que a outra via de comunicação acontece, ou seja, do cérebro para as partes do corpo: comandos de movimento, comportamentos e funcionamento visceral.
Nosso sistema nervoso funciona através da combinação de impulsos elétricos e reações químicas. E é assim que os nervos funcionam, transmitindo impulsos elétricos e/ou químicos (as sinapses), tanto no sentido cérebro-corpo, quanto no sentido corpo-cérebro.
Tipos de nervos
Até aqui você já aprendeu o quanto os nervos são importantes para a comunicação cérebro-corpo e para manter tudo funcionando. Agora, vamos aprofundar um pouco: os nervos se dividem entre cranianos e espinais. Esses nomes estão relacionados à origem dos nervos, ao local onde eles “nascem” ou, em termos mais técnicos, ao local onde está a raiz do nervo.
Quando a raiz do nervo é a medula, no interior da nossa coluna, dizemos que é um nervo espinal. Já quando a origem é o encéfalo, é um nervo craniano.
Mas e aí, como o cérebro se conecta aos outros órgãos?
O nervo vago
O nervo vago é o par X de nervos cranianos (ao todo são XII pares de nervos cranianos). É o nosso maior nervo craniano, ele sai do cérebro desce pelo pescoço e chega até o abdômen. No trajeto, se ramifica diversas vezes, enervando nossas visceras – veja a imagem deste post, o nervo vago está em amarelo. Ele é responsável pelo funcionamento das visceras e por várias funções vitais, como veremos a seguir.
Principais funções do nervo vago
- Movimentos das cordas vocais, produzindo a fala
- Reflexos de tosse, vômito e deglutição
- Movimentos do esôfago
- Secreção de suco gástrico
- Movimentos peristálticos (do intestino)
- Suor
- Contração do músculo cardíaco e redução da frequência
- Movimentos envolvidos na respiração
Nervo vago e emoções
Não é novidade que nossas emoções se refletem no corpo – quem é que nunca teve aquela dor de barriga antes de algo importante? Pode agradecer ao nervo vago! Ele também é responsável pelas alterações que o nosso corpo sente durante alguma emoção. Por exemplo, mudanças na frequência cardíaca e na respiração, sensações no estômago, funcionamento do intestino… Corpo e mente são um todo complexo e em constante diálogo.
Leia também: eixo cérebro-intestino: o intestino faz muito mais pela saúde mental do que você imagina
Quer citar este texto no seu trabalho? Legal! Pode citar assim:
CARUNCHIO, Beatriz Ferrara. Nervo Vago: como o cérebro se liga a outros órgãos?; Inspirati Soluções em Saúde Mental, 2023. Disponível em: <https://inspiratisaudemental.com/2022/11/28/nervo-vago-como-…-a-outros-orgaos/> Acesso em 30 de novembro de 2022.