Rotina de sono para crianças

Pediram lá nos stories, então hoje vamos ver algumas dicas práticas para fazer as crianças dormirem sem confusão nem gritaria.

Sempre falamos aqui sobre a importância do sono para a nossa saúde física e mental, e já postamos outro conteúdo sobre higiene do sono, que você confere aqui

Acontece que crianças não são adultos em miniatura! Ou seja, nem sempre aquilo que funciona para o adulto trará o mesmo efeito para os pequenos. E no sono não é diferente. Por exemplo, embora todas as pessoas acordem à noite, o adulto muitas vezes nem se lembra desses despertares, pois já emenda um novo ciclo de sono. Já a criança pequena pode ter dificuldade com isso, como explicamos neste outro artigo aqui: Por que as crianças pequenas acordam tantas vezes à noite?

Se inspira na dica: higiene do sono versão kids!
  • Eles estão mais agitados hoje? Então antes de começar a rotina de sono, vamos fazer um momento de extravasar: pular, cantar bem alto, dançar, gritar, falar algo que está incomodando (deixa sair!)
  • Evitem jantar muito perto da hora de dormir.
  • Depois do jantar, mantenha a casa mais sossegada, evitando ligar muitas luzes, TV ou música alta ou tarefas que façam mais barulho.
  • Usem pijamas e cobertas de acordo com a estação do ano e/ou o clima da sua região
  • Crie junto com a criança uma rotina da hora de dormir. Pode incluir atividades como tomar banho, vestir o pijama, escovar os dentes, ter uma atividade mais tranquila já no quarto, ganhar um beijo de boa noite e dormir
  • Essa “atividade mais tranquila no quarto” pode variar conforme a idade da criança e o momento. Podem até escolher juntos enquanto se preparam para dormir ou na hora do jantar. Algumas ideias: ouvir uma historinha ou ler um livrinho juntos, e mesmo conversar um pouco sobre o dia que tiveram (dificilmente uma criança fala espontaneamente sobre isso, então é papel do adulto ensinar a conversar e a se abrir, perguntando: o que você mais gostou hoje? Alguma coisa te deixou triste/bravo/chateado? Com quem você brincou hoje? O que teve de mais legal hoje e de mais difícil/ruim/chato?)
  • Este também é um momento ótimo para rezar, orar ou meditar juntos, se a família de vocês tiver esses costumes e crenças
  • Contar histórias também é uma ótima opção. Inclusive histórias suas, sobre o seu dia a dia na época em que você tinha a idade das suas crianças. É uma atividade simples e ótima para fortalecer o vínculo entre vocês
  • Elas estão com dificuldade para relaxar? Uma massagem nas costas e ombros pode ajudar
  • Para os mais novinhos, em idade pré-escolar: vocês podem cantar uma música de ninar antes de iniciar essa rotina. A criança pequena não tem noção de tempo como os adultos, então é normal ela ter dificuldade de mudar de uma atividade/brincadeira para outra. Por isso, essas musiquinhas podem ajudar a alternar de atividade e a marcar tempos e rotinas. Bônus: se for sempre a mesma música, essa associação com a hora de deixar os brinquedos e ir dormir é mais facilitada, além de criar uma linda memória afetiva
  • Lanchinho noturno? Pode sim. Prefiram algo leve, como uma fruta ou um copo de leite
  • Mantenha o quarto à meia-luz enquanto conversam ou fazem algo tranquilo. Vocês podem usar um abajour ou mesmo lanternas.
  • Lembrando de “apertar um xixi” antes de dormir, assim evita molhar a cama ou mesmo acordar logo na sequência para usar o banheiro
  • Não grite, não fale alto, nem se exalte. Isso aumenta o estresse e substâncias como a adrenalina… aí é que eles não dormem, mesmo…
  • Prefira um tom de voz mais baixo e pausado para esse momento tranquilo no quarto – pouco a pouco, a criança começa a entrar nesse mesmo “ritmo”
Lembrando sempre…
  • Aquilo que para o adulto é óbvio ou “automático” nem sempre é tão óbvio assim para as crianças. Por exemplo, para nós é natural acordar e voltar a dormir, para as crianças, nem sempre.
  • É nosso papel enquanto adultos ensinar nossas crianças sobre a importância do sono saudável e como se cuidar e se preparar para dormir. Então não espere que ela simplesmente saiba o que fazer. Ou seja: a ideia não é simplesmente ordenar “vá dormir”, mas participar, fazer essa rotina de sono junto com a criança
  • Antes de começar a higiene do sono das suas crianças, faça uma breve pausa para se centrar (alguns minutinhos). A criança percebe sua ansiedade e agitação, e acaba refletindo isso.
  • Façam ajustes na rotina de higiene do sono conforme a idade das crianças, a aquisição de independência, preferências e costumes da família.
  • Ah! Mas mesmo quando estão maiorzinhos e mais independentes, também é importante participar e ter tempo juntos: as músicas e historinhas pouco a pouco vão se tornando conversas cada vez mais maduras, conforme chega a adolescência, podem optar por conversar ou fazer algo juntos antes deles irem para o quarto, por exemplo – podem até estar “do seu tamanho”, mas ainda precisam do seu suporte emocional, de referências e valores
  • Lembre-se: os pequenos não ficam agitados “de propósito”! Por isso, não faz sentido algum chamar a atenção deles por isso. Em muitas famílias, a hora de dormir é o período de mais tempo juntos, é normal a criança se sentir animada e agitada para estar com você. Faça deste momento algo gostoso, entenda que ela ainda não tem maturidade cerebral para processar essa animação de outras formas…
  • Quanto mais você gostar deste momento e demonstrar o quanto é importante e especial, o quanto você quer estar com a criança fazendo isso juntos, mais sua criança também vai tender a cooperar e a aderir a essas atividades.

Aproveite o momento você também! A infância é uma fase rápida e preciosa. Crie boas lembranças para vocês todos. Esse momento da hora de dormir é um momento importante para a família criar laços de afeto, proximidade e cumplicidade com suas crianças. E esses laços vão muito além da higiene do sono ou da infância: perduram pela vida. Bons sonhos!


Quer citar este texto no seu trabalho? Legal! Pode citar assim:

CARUNCHIO, Beatriz Ferrara. Rotina de sono para crianças; Inspirati Soluções em Saúde Mental, 2022. Disponível em: <https://inspiratisaudemental.com/2022/11/28/rotina-de-sono-para-criancas/> Acesso em 23 de janeiro de 2023.

Deixe uma respostaCancelar resposta

%%footer%%