Palilalia: “por que meu filho autista repete a própria fala?”

Essa pergunta veio através do meu Instagram, virou post e migrou aqui para o site. O nome desse comportamento de repetir a própria fala é palilalia.

Como assim repetir a própria fala?

Vamos ver um exemplo:

Vamos começar a consulta de hoje?

-Vamos vamos vamos!

Palilalia ou ecolalia?

Ambos são sobre repetição da fala. Mas enquanto a palilalia é a repetição da fala do próprio paciente, a ecolalia ocorre quando a fala repetida é de outra pessoa – por exemplo, repetir a pergunta que alguém fez, uma frase ou palavra que escutou na TV… A ecolalia pode ocorrer de imediato ou tempos depois.

Em quais tipos de caso a palilalia geralmente acontece?

A palilalia geralmente acontece em pacientes com:

  • Transtorno do Espectro Autista
  • Tourette
  • Demências como o Alzheimer
  • TDAH (neste caso, é um comportamento ligado à impulsividade e hiperatividade)
Por que o paciente repete a própria fala?

Alguns motivos para isso acontecer:

  • Para dar ênfase à resposta ou à fala, especialmente em situações que parecem urgentes para a pessoa ou sobre as quais ela tem dificuldade para explicar e argumentar
  • Em momentos de crise ou sobrecarga (sensorial, emocional…)
  • Perseveração, um processo neurológico em que um comportamento é repetido sem que o cérebro “perceba” que aquilo já foi dito/feito
Lembrando sempre:

Muitas vezes a pessoa não tem controle desse comportamento. Ou seja, geralmente ela não faz isso de propósito. Pode se dar conta logo após fazer ou nem perceber.


Quer citar este texto no seu trabalho? Legal! Pode citar assim:

CARUNCHIO, Beatriz Ferrara. Palilalia: por que meu filho autista repete a propria fala?; Inspirati Soluções em Saúde Mental, 2023. Disponível em: <https://inspiratisaudemental.com/2023/06/06/palilalia-por-qu…e-a-propria-fala/> Acesso em 05 de junho de 2023.

Deixe uma respostaCancelar resposta

%%footer%%