A lista de 100 – exercício de escrita terapêutica

Este é um exercício simples de escrita terapêutica, para ajudar você a se conhecer melhor, perceber suas prioridades e colocar seus projetos em ação.

Objetivo:

Se conhecer melhor, fazer escolhas com mais autonomia e tomar atitudes que te levem na direção do que você quer para sua vida.

Material:

Papel e lápis (ou caneta). É legal escrever à mão, assim exercitamos funções neuropsicológicas diferentes de apenas digitar. Falamos um pouco mais sobre isso neste outro atrigo.

Onde:

Procure um lugar tranquilo, onde ninguém interrompa. Pode ser no seu quarto, num cantinho gostoso da casa, ou mesmo num parque, num café…

Instruções:

Faça uma lista com 100 experiências que você gostaria de vivenciar. Não precisa necessariamente ser algo que você nunca fez.

100 é um número ousado, parece muita coisa, né? Vai no seu tempo. Isso não é uma corrida, nem um desafio. É um tempo só pra você. Provavelmente não vai fazer isso de uma vez. Quando fiz, eu levei 10 dias, e é bem gostoso separar alguns minutos para sentar com a nossa lista e pensar em mais atividades que gostaríamos de fazer, experiências que temos vontade de passar…

Lembrando…

Lembrando que esta é uma atividade totalmente livre. Então você decide como fazer. Algumas pessoas podem preferir preencher certo número de itens por dia. Outras podem gostar de fazer sessões de escrita por tempo. Ou ainda levar a lista com você e preencher sempre que lembrar de mais alguma coisa. Ou combinar todos os jeitos.

Repare como no começo pode parecer difícil, algumas pessoas podem ter uma vontade de preencher a todo custo. Conforme os números se aproximam do 100, a gente vai ficando seletiva, pensando mais no quanto cada atividade faz sentido ou não, no quanto cada coisinha da lista nos representa e fala sobre nós, nossa história e nossos planos. Anote reflexões e percepções sobre si e sobre o processo quando te ocorrer algo.

Importante!

Evite ler a lista antes de terminar. Sim, no final, ao ler tudo, você vai ver que tem várias coisas repetidas – isso faz parte do exercício. Fique de olho nelas: provavelmente são mais importantes pra você neste momento ou contam algo relevante sobre você e o que você busca.

Boas práticas!

Deixe uma respostaCancelar resposta

%%footer%%