Técnica Pomodoro: facilitando os estudos

Vamos de atividade prática, bem mão na massa?

O método pomodoro foi criado em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo. O nome é uma referência aos cronômetros de cozinha em forma de tomate (‘pomodoro’, em italiano), muito em uso na época.

É uma técnica bem simples de aplicar para melhorar a motivação, o foco e a concentração numa tarefa, diminuindo distrações, ansiedade e procrastinação. Você pode usar para estudar, para leituras, e até para tarefas que exigem certa determinação ou que a gente acaba procrastinando, como organizar um armário ou fazer um planejamento.

Você vai precidar de:
  • Um relógio com alarme – sim, pode usar o alarme do celular
Na prática…
  • Faça a tarefa por 25 minutos
  • Se distraiu? Acontece, retome a tarefa
  • Depois dos 25 minutos de tarefa, faça 5 minutos de pausa. Pode aproveitar para se alongar ou se movimentar, mexer no celular, conversar com um amigo ou o que tiver vontade
  • Retome a tarefa. A ideia é intercalar 25 minutos de tarefa focada e 5 de pausa
  • Depois de 4 ciclos de 25 minutos focados, a pausa é de 30 minutos!
  • E recomeça com os 25 de tarefa e 5 de pausa…
Em resumo:

Programe seu alarme assim: 25 de foco – 5 de pausa- 25 de foco – 5 de pausa – 25 de foco – 5 de pausa – 25 de foco – 30 de pausa

Por que isso funciona?

Nosso cérebro pode ter dificuldade para lidar com atividades sem saber até quando algo não tão agradável pode durar. Fica muito mais leve focar quando a gente sabe que é só por 25 minutos, não até sei lá quando…

Da mesma forma, as pausas são importantes para manter a produtividade e a atenção.

Além disso, é bem diferente lidar com um limite rígido, do tipo “não pode mexer no celular até acabar tudo!” ou com uma regra mais maleável, como “pode mexer no celular, sim: na sua pausa, a cada 25 ninutos!”

Você pode gostar também:

Quer citar este texto no seu trabalho? Legal! Pode citar assim:

CARUNCHIO, Beatriz Ferrara. Técnica Pomodoro: facilitando os estudos; Inspirati Soluções em Saúde Mental, 2022. Disponível em: <https://inspiratisaudemental.com/2022/10/26/tecnica-pomodoro…tando-os-estudos/> Acesso em 26 de outubro de 2022.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

%%footer%%