Personalidade vai muito além do “jeito de ser”. Vamos conversar um pouquinho sobre isso hoje.
Se a gente perguntar para qualquer pessoa algo como “o que é personalidade” ou “quais são suas principais características de personalidade”, praticamente todo mundo vai entender sobre o que estamos falando. Mas, no campo da saúde mental, personalidade é algo mais complexo que o “jeito de ser” de cada pessoa.
Como podemos definir personalidade?
A personalidade é a maneira como diferentes fatores internos se organizam e interagem. Ou seja, cada um desses fatores tem um lugar e um papel bem definidos, não se trata de um simples aglomerado, e sim de uma organização dinâmica. Além disso, a personalidade se mostra através de padrões, um conjunto de características consistentes e duradouras.
Quais tipos de fatores a personalidade inclui?
- Pensamento e cognição
- Emoções e afetividade
- Inteligência
- Comportamentos e atitudes
- Percepção
- Controle e inibição de impulsos
- Relacionamento com outras pessoas e com o ambiente
- Aspectos culturais e históricos: inclui pontos como valores morais, papeis sociais, gênero, religião, grupos de pertencimento, e até mesmo aquilo que se espera de alguém em certo contexto (o que é visto como esperado e gentil numa época ou num povo, nem sempre será em outros contextos)
- Aspectos fisiológicos
- Corporeidade
- Desenvolvimento do sujeito
- Autoimagem (como o próprio sujeito se percebe)
Quando a personalidade se forma?
A personalidade se forma ao longo do nosso desenvolvimento. Por isso, como vimos acima, além de fatores culturais e fisiológicos, as primeiras relações com os familiares, cuidadores e coleguinhas podem ter grande influência sobre a personalidade em formação.
Personalidade pode mudar?
Mais ou menos. Por ser formada por diferentes fatores, é preciso olhar para cada um deles em particular. Alguns são muito estáveis e dificilmente se alteram demais, por exemplo, a inteligência. Outros são um pouco menos estáveis, como padrões de comportamento. Já outros fatores que podem interferir na personalidade, como a autoestima, são muito instáveis, podem mudar aumentando ou cainso no decorrer da vida.
Mas, de modo geral, a personalidade é pensada como uma estrutura e, portanto, tende a ser algo mais estável, sem mudanças muito drásticas.
Quando a personalidade está formada?
Considera-se que a personalidade está madura no final da adolescência e início da vida adulta. Por isso, os transtornos de personalidade geralmente só são diagnosticados dos 18 anos em diante, conforme o DSM-5, que também orienta a diagnosticar esse tipo de transtorno em pacientes mais jovens que essa idade apenas nos casos em que os sintomas estiverem presentes por mais de 1 ano.
Se cada pessoa é única e tem seu jeito especial de ser, como a personalidade de alguém pode ser um transtorno?
O DSM-5 explica que transtornos de personalidade acontecem quando as características de personalidade do paciente se mostram de forma pouco funcional:
- Quando geram sofrimento, prejuízos e até riscos
- As características do transtorno são duradouras e persistentes, afetando diferentes tipos de situações
- Características que se desviam de forma consistente daquilo que se espera (social e culturalmente)
- O padrão de personalidade deve afetar duas ou mais das seguintes áreas: cognitiva (como a pessoa percebe e interpreta a realidade, a si mesma, as outras pessoas…), afetiva (intensidade das emoções, mudanças emocionais frequentes…), relações interpessoais e o controle de impulsos.
- As características precisam estar presentes desde a adolescência ou início da vida adulta
Diagnosticar um transtorno de personalidade é algo bastante sério e o profissional sempre deve ter o máximo de cuidado para avaliar os sintomas e diferenciá-los de outros possíveis transtornos (cuja conduta clínica e evolução podem ser bastante diferentes).
Finalizando…
A personalidade é algo que inclui diferentes fatores internos e que interfere de maneira decisiva na forma como nos comportamos, percebemos a realidade e a nós mesmos, na maneira como interagimos, como nos expressamos e vivenciamos as diversas situações da vida.
Quer citar este texto no seu trabalho? Legal! Pode citar assim:
CARUNCHIO, Beatriz Ferrara. O que é personalidade?; Inspirati Soluções em Saúde Mental, 2022. Disponível em: <https://inspiratisaudemental.com/2022/12/06/o-que-e-personalidade/> Acesso em 14 de dezembro de 2022.
Pingback: Tudo Sobre: Transtorno de Personalidade Borderline