No último post a gente conversou sobre planejamento e procrastinação. Sempre que falamos sobre isso, surgem queixas sobre dificuldade de ter disciplina, de manter essas metas/planejamento sem desanimar e sem ir deixando de lado. Então hoje vamos ver algumas ideias para manter aquela motivação:
Se inspira na dica: nada de desanimar das suas metas!
- Escreva suas metas e coloque em algum lugar que você veja sempre. Escrever ajuda a trazer para o concreto aquilo que parecia ser apenas uma ideia. Ao mesmo tempo, ver constantemente essa lista ajuda a se lembrar dos seus planos, mas também da animação e esperança que sentiu ao escrevê-los.
- Seja realista. Suas metas precisam caber no seu dia a dia. Ou seja, um passo por vez. Lembre-se que ninguém passa de sedentário a maratonista vencedor da São Silvestre da noite para o dia… Óbvio que é possível, mas o processo faz parte e vai ser vivenciado.
- Divida metas maiores em pequenas mini metinhas. Tipo um passo a passo, sabe? Um planejamento. Com isso a chance de colocar em prática aumenta muito! Por exemplo, ao invés de “terminar o TCC” prefira anotas os passos que isso envolve, como “ir à biblioteca e separar material sobre tal e tal assunto”, “ler e fichar o material”, “estabelecer os tópicos de cada capítulo” e por aí vai
- Distribua esses pequenos passos ao longo do tempo, ou seja, o que vamos fazer a cada mês/semana para chegar naquela meta? Qual o próximo passo? No exemplo do TCC, talvez a atividade da semana seja separar os materiais, das semanas seguintes ler e fichar, etc.
- O ideal é que suas metas dependam apenas de você. Invés de “ter amigos mais presentes”, é melhor “ser alguém mais presente – como? – me envolvendo mais com pessoas queridas, saber se estão bem, se posso ajudar em algo, guardar tempo de qualidade para estar com eles, etc.”
- Ah, nessa mesma pegada da meta depender apenas de você: ganhar na loteria não é meta, tá? Mas um bom planejamento financeiro, é!
- Suas metas precisam fazer sentido pra você. O foco de qualquer tipo de planejamento, seja de um TCC, uma lista de metas de ano novo ou de algum projeto é te ajudar a se plogramar e a se organizar no tempo, não lotar o papel. Não é porque muitas pessoas sonham em dar a volta ao mundo que você necessariamente quer isso também – afinal, como diria a mãe da gente, a gente não é todo mundo! Mas, se quiser, se for algo que faz sentido aí dentro de você, tudo certo!
- Leia suas metas constantemente, adapte o necessário, é normal a vida ir se transformando, o ambiente ao nosso redor ir se modificande e até a gente mesma mudar, por isso, recalcule a rota frequentemente
- Faça algum monitoramento das etapas que já foram cumpridas, por exemplo, riscando ou marcando um X em cada “mini metinha” que já foi cumprida. Isso facilita perceber o status de cada projeto e é uma delícia perceber que já caminhamos um trecho até aquela meta que parecia tão distante.
Um ponto fundamental…
Cerque-se de inspirações! Aí vão algumas maneiras de fazer isso:
- Registre o seu processo! Tire fotos do seu durante e olhe para elas quando bater o desânimo, quando achar que não está chegando a nenhum lugar. Se você gosta de escrever, criar um tipo de diário do seu processo pode ser uma ótima opção também.
- Crie também um painel ou um álbum no celular com inspirações de todos os planos e projetos incríveis que você ainda vai colocar em ação algum dia, como aquela viagem dos sonhos, a casa linda, a vida saudável…
- Cerque-se de tudo aquilo que vai na mesma direção do que você quer colocar em prática. Tudo que for ligado a isso, como conteúdos, assuntos, pessoas que estão numa caminhada semelhante à sua.
Lembrando…
Não existe mágica! Motivação é algo que precisa ser constante. Ninguém se sente motivada todos os dias, isso é normal. É justo aí que o planejamento entra! É ele que nos ajuda, facilitando o andamento dos projetos e aproximando da nossa realidade aquelas metas que parecem distantes demais. Vai no seu tempo. A ideia de um bom planejamento não é se cul´par, se sobrecarregar ou se comparar com os outros. Muito pelo contrário! A ideia de ter metas e planejamento é tornar tudo mais leve. Por isso, vai do seu jeito, no seu tempo e pare pra descansar ou para apreciar o caminho.
Pingback: Técnica Pomodoro: facilitando os estudos