É isso mesmo que você leu! Você só precisa de papel e lápis para treinar seu cérebro, e hoje vamos ver um pouquinho como fazer isso.
Hoje em dia é super comum passar vários dias sem escrever à mão. Seja porque digitar é mais ágil, seja porque já trabalhamos o dia todo no computador e é prático simplesmente abrir um novo arquivo ou app, seja porque o celular já está na mão.
Mas escrever à mão é um bom hábito que nunca deve ser deixado de lado. Isso nos faz usar mais redes e áreas cerebrais do que simplesmente digitar. Com isso, integramos na mesma tarefa aspectos da cognição, motricidade, percepção visuoespacial, coordenação olho-mão… ufa! Uma super ginástica, né?
O resultado é que diversas funções neurais se fortalecem, como a memória, aprendizagem, atenção, linguagem e coordenação motora. É uma atividade acessível – afinal, você só precisa de papel e lápis ou caneta, em que todos só têm a ganhar com essa prática.
Benefícios para todas as idades:
No caso de crianças, a escrita à mão desenvolve a coordenação motora fina e estimula o desenvolvimento em seus aspectos neuropsicológicos, emocionais e cognitivos.
Já no caso dos idosos, além dos benefícios que já comentamos, escrever à mão é excelente para a memória, reduzindo o declínio cognitivo.
Se você é estudante, a tendência é de consolidar na memória mais facilmente e de forma mais duradoura aquilo que escrevemos à mão do que os conteúdos que apenas digitamos. Quando eu estudava, gostava muito de criar resuminhos escritos à mão, ainda tenho alguns até hoje.
Se inspira na dica – sugestões de atividades para praticar a escrita à mão no dia a dia:
Crie um momento gostoso para suas práticas. Sente-se num lugar bem iluminado, separe lápis e papel. Inclua o momento de escrita na rotina, lembrando que é melhor um pouquinho com constância do que um dia inteiro quase nunca.
- Escrever um diário
- Inventar e escrever histórias
- Trocar bilhetinhos ou cartas escritas à mão com pessoas queridas
- Escrever suas memórias
- Criar listas (o que gosta ou não gosta, o que te faz bem, experiências que gostaria de ter, etc.)
- Fazer a lista de compras escrevendo à mão
- Planejamentos (aquela agendinha caprichada que a gente ama)
- Começar um diário de sonhos
- Olhar antigas fotos e escrever a história daquele momento (essa atividade é muito legal para idosos, mas pessoas de todas as idades podem gostar).
- Atividades de escrita terapêutica (em breve vamos conversar sobre esse tema)
Lembrando sempre…
Comece com o que você tem em casa. Lápis e papel é perfeito, você não precisa de canetas da moda ou de um caderno chique para começar, afinal, os benefícios da escrita não dependem disso.
Quer citar este texto no seu trabalho? Legal! Pode citar assim:
CARUNCHIO, Beatriz Ferrara. Escrever à mão traz benefícios para o cérebro; Inspirati Soluções em Saúde Mental, 2022. Disponível em: <https://inspiratisaudemental.com/2022/05/24/escrever-a-mao-t…s-para-o-cerebro> Acesso em 29 de junho de 2022.
Pingback: A lista de 100 – exercício de escrita terapêutica